Publicada em 29/07/2019

"No lugar de avançar, Justiça involui e se afasta do cidadão", diz Fabrício Castro

Seccional

Com discurso de luta em defesa da classe, presidente participou de duas solenidades de entrega de carteira na manhã desta segunda (29)

No dia em que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) decidiu pelo fechamento de 16 comarcas no interior, o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, fez duras críticas ao posicionamento do tribunal. As declarações foram dadas durante solenidades de entrega de carteira a novos advogados e advogadas, realizadas manhã desta segunda-feira (29/07), na sede da seccional.

Em seu discurso, Fabrício lembrou que o TJBA decidiu fechar as comarcas mesmo diante da "grave crise" que atinge o estado. "No lugar de avançar, a Justiça involui e se afasta do cidadão. É esta a realidade que temos hoje. Por isso precisamos ter coragem para enfrentar essa realidade", ressaltou.

Ainda na solenidade, o presidente da seccional falou sobre a importância da união da classe no atual contexto político. "Em um país dividido, no qual um lado não quer ouvir o outro, nós, da OAB, que não temos partido, que defendemos valores, precisamos da advocacia unida para enfrentar todas as adversidades", completou.

O diretor do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB) Sérgio Schlang destacou valores que considera fundamentais à profissão. "A advocacia é uma atividade que vive e sobrevive da independência, da coragem, da competência e, sobretudo, da ética, respeitando sempre as legislações, de tal forma que nenhum desses tributos pode estar ausente do profissional", pontuou.

A conselheira Joana Rego disse que, embora o atual cenário seja "difícil e complexo”, a classe precisa seguir com sabedoria, coragem, buscando sua felicidade. "A felicidade não está no final da caminhada. Ela é o próprio caminho e o que a gente faz dele".

O presidente da Caixa dos Advogados, Luiz Coutinho, falou sobre os benefícios oferecidos pela entidade à classe. “A Caixa tem uma série de serviços à disposição da advocacia. Temos 1.890 convênios, incluindo escolas, bares, restaurantes e hotéis, serviço odontológico e spa”, explicou.

A presidente da OAB Jovem da Bahia, Sarah Barros, destacou a importância do engajamento da jovem advocacia na Ordem e convidou os colegas para o VI Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste, que acontece entre os dias 7 e 9 de agosto, no Fiesta Hotel (Itaigara).

Participaram das solenidades o secretário adjunto da OAB-BA, Maurício Leahy, o tesoureiro, Hermes Hilarião, e a representante da Comissão de Direitos e Prerrogativas Dijale Fonseca.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)

Tel:  (071) 3329-8900
Fax: (071) 3329-8926

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil

OAB 2013 - Todos os direitos reservados